O que são os Roughs? Também muito usada a palavra ‘rafes’,
roughs são os esboços ou rascunhos das ilustrações, na maioria das vezes feitos
a lápis.
Para que servem os rafes?
Cada pessoa que lê um texto imagina de um jeito. O editor,
quando solicita um trabalho de ilustração, não tem ideia do que você está
pensando. Como ele terá segurança de que o resultado final do seu trabalho irá
de encontro às expectativas dele?
Quando recebo uma solicitação de orçamento, geralmente eu já
estabeleço nas ‘condições’ que entregarei os rafes alguns dias depois de ter
assinado o contrato e que, após a aprovação dos mesmos, as ilustrações não
poderão ser mais alteradas sem ônus. O tempo de qualquer profissional,
inclusive o ilustrador, é precioso e não podemos ficar alterando ilustrações
prontas. Temos que passar para o próximo trabalho (ou prospecção, tratativas,
negociação) pois é assim que pagamos nossas contas. Apesar de muitos pensarem
que o ilustrador passa seus dias ‘rabiscando, desenhando, pintando’, isso não
quer dizer que você deva trabalhar de graça.
Voltando aos rafes: Para entrar num acordo e não ter que
mudar uma ilustração inteira na última hora, eu sempre faço os rafes a lápis de
cada página. Digitalizo essas imagens, monto um arquivo com as mesmas, insiro
os trechos do texto referentes às imagens e envio esse arquivo (em formato pdf)
para a aprovação da editora (Isso dá trabalho, mas também já me rendeu
benefícios!). Com esse arquivo, o editor não só visualiza como vai ficar o
livro, como também tem a certeza de que você pensou em tudo e que não vão
faltar páginas para itens importantes como os créditos e a folha de rosto, nem
espaço para o texto em cada ilustração. Como mencionei no post anterior, esse
arquivo é útil para o diagramador, que não terá dúvidas sobre o que fazer com o
texto e a ordem das ilustrações. Somente a partir do momento em que foram
aprovados por escrito (no mínimo por e-mail), passo a trabalhar nas ilustrações
do livro. Na ilustração digital, é comum os editores solicitarem mudanças
depois da mesma pronta, porém, numa ilustração feita com tinta acrílica, é
praticamente impossível fazer alterações sem prejudicar a imagem final.
Portanto, o rafe é importantíssimo para o trabalho do
ilustrador. Certamente há ilustradores que trabalham de outro modo. Mas eu
prefiro ter a aprovação do cliente antes de me dedicar horas a uma ilustração e
no fim ter que alterar porque não passou pelo crivo do editor. Posso dizer que
tenho sido ‘abençoada’ e que, até agora, todos os meus rafes foram aprovados.
Porém, isso não quer dizer que eu vá mudar o meu ‘modus operandi’. Prefiro
continuar a fazê-los de modo a ter segurança de que a ilustração que estou
fazendo não terá que ser refeita e que a editora sabe exatamente o que vai
receber.
Outro aspecto muito importante do rafe é o que ele representa para o ilustrador. Um esboço nos ajuda a trabalhar sem a pressão da certeza. O que quero dizer com isso? Você pode criar livremente, errar, sem ter que se preocupar em entregar aquele trabalho. Pode refazê-lo e modificá-lo quantas vezes quiser, pode riscar e rabiscar por cima. É o que nos ajuda a desenvolver a ilustração. Enquanto desenho pensando no texto, também faço anotações de outras alternativas (cabelo, penteados, tipos de roupa, cor do fundo, pequenos detalhes no ambiente e nas roupas, características das pessoas, onde ficará o texto...).
Por exemplo, na rafe da mamãe pegando o bebê abaixo, já pensei em fazê-lo chorando virado para o leitor, ou então em pé no berço, entre tantas outras opções.
Geralmente bem simples, abaixo alguns exemplos do como são os meus rafes.
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