Sunday, June 28, 2020

MATERIAIS QUE UTILIZO – PINCÉIS

Continuando a falar sobre os materiais que eu uso em minhas ilustrações, hoje vou falar sobre pincéis.
Pincéis são instrumentos artísticos relativamente caros. E como o acrílico é uma tinta que desgasta, eu costumo utilizar pincéis mais baratos. Os que mais utilizo são as marcas nacionais. Além disso, tendo experimentado alguns que comprei fora do Brasil, vejo que a qualidade deles é ótima. Alguns pincéis que comprei nos Eua são maravilhosos, mas foram muito caros. Eu acabo poupando esses pincéis e, como uso bastante, compro dos mais baratinhos mesmo.
Dependendo do efeito que quero obter, uso vários tipos. Vou falar um pouco sobre cada um deles.
Pincéis Chatos: Uso de vários tamanhos, para espalhar a tinta, dar efeitos e até para misturar cores, às vezes.
Abaixo algumas imagens dos pincéis que uso. (Eu inseri links nas imagens, para você poder saber o preço na loja online onde eu costumo comprar e facilitar para encontrar exatamente o que estou usando.
       
Os pincéis abaixo são de cerdas mais macias. Gosto de usar esse tipo quando quero fazer superfícies lisas, sem texturas e com poucas marcas de cerdas.
 
Gostei demais desse pincel abaixo. Desliza bem a tinta e permite um bom controle que facilita até chegar aos cantinho sem precisar trocar por um pincel menor. Ótimo custo x benefício.

Esse pincel também me agradou bastante.

Mais uma opção para você testar e comparar, podendo assim decidir qual tipo mais gosta.

Pincéis Redondos: Uso somente dos mais finos, para fazer detalhes e dar acabamento. Gosto de cerdas sintéticas macias e cuida bastante deles, pois estragam com facilidade se forem deixados na água. Uso tanto para fine arts como para artesanato.
   
Todos esses pincéis, e alguns outros que já estão em estado ‘vegetativo’ aqui em meu ateliê, são utilizados em minhas ilustrações. Há um que tenho e gosto muito também, que é um verde da Tigre, mas que já saiu de linha há muitos anos. Na época, eu comprei uns 20 numa oferta e tenho deles até hoje. São ótimos para efeitos, chatos e de cerdas sintéticas. Se eu encontrar em algum lugar, escrevo aqui. Espero que tenha sido útil a minha explicação e eu tenha respondido ao que desejam saber. Se tiver alguma pergunta sobre o assunto, basta me escrever. :-*

Friday, June 19, 2020

Materiais que Utilizo - Tintas

Respondendo a perguntas que me fazem, pelo Facebook e email, resolvi fazer essa postagem para mostrar alguns materiais que utilizo na minhas ilustrações. Vamos começar pelas tintas:
A tinta que eu mais utilizo é a a acrílica. Uma das que mais gosto é a tinta Maimeri. Essa marca eu comprei quando tive a oportunidade de morar fora do Brasil, e é um pouco difícil encontrar por aqui. Mas como os potinhos são grandes, e a durabilidade dela é excelente, eu raramente tenho que comprar novas. Tenho algumas cores que utilizo há mais de 10 anos e a qualidade continua a mesma.
Porém, há cores que essa marca não tem, ou então a tonalidade não me agrada tanto. Por isso, uso muitas cores de outras marcas também. Vou falar um pouco mais sobre cada uma delas. Se desejar saber o preço ou adquirir algum material, eu coloquei um link nas imagens. Basta clicar sobre elas.

LE FRANC & BOURGEOIS

Uso bastante essa marca, porque além de fluida, cobre bem também. Não deixa uma película muito plástica, o que facilita para usar o lápis por cima. Tenho muitas bisnagas desse tipo. Gosto bastante da consistência dessas tintas. As cores que mais utilizo dessa marca são:

Terra de Siena Queimada

Branco de Titânio

Rosa Ocre (No meu tubinho, que é mais antigo, está escrito Cor da pele). Com essa cor, eu vario as tonalidades adicionando outros matizes.

LIQUITEX

Essa tinta é uma das minhas preferidas também. 🙂 Pode notar que, em algumas fotos minhas, às vezes aparece um tubo grande bem amassadinho. É o tubo do Branco de Titânio que eu uso dessa marca. O branco, dependendo do efeito que quero dar, uso de marcas diferentes. O da Maimeri é mais fluido e o da Liquitex é bem encorpado.
Essa tinta Liquitex é ótima e fico muito feliz em poder comprar facilmente aqui em nosso país. Você encontra acrílico dessa marca em duas séries: Heavy Body e Basics.
LIQUITEX BASICS
A Basics é mais fluida e cobre menos, ou seja, tem que pintar mais camadas. A superfície fica mais plástica, mas tem custo menor. Boa e barata, melhor para quem está começando.

LIQUITEX HEAVY BODY
A Tinta Liquitex Heavy Body tem mais ‘corpo’, como já diz o nome, ou seja, é mais encorpada. Com pouca tinta, cobre bem a superfície e permite que se desenhe com o lápis de cor sobre ela. Boa para fazer detalhes com texturas também. Eu gosto muito da cor Cinza de Payne e é uma cor que aparece em quase todas as minhas ilustrações. Raramente (quase nunca) utilizo o preto. Eu recomendo mais a Heavy Body, pois acho que a qualidade compensa a diferença de preço em relação à Basics.
Também uso muito o Terra de Siena Natural…

Terra de Sombra Queimada…

Outras cores que utilizo bastante também são o azul ciano, o amarelo ocre e o terra de Siena queimada. Atualmente eu tenho muitas tintas e não tenho testado novas. Mas se você pretende começar agora e quer uma tinta de boa qualidade sem gastar muito, a marca Talens é muito bem conceituada fora do Brasil. Caso você queira testar antes se o acrílico é a sua praia e quer algo bom mas sem gastar muito, sugiro adquirir um kit de tinta acrílica com várias cores, como o da foto abaixo.

Em outra postagem, vou falar sobre os pincéis que mais utilizo. Até mais!