Tuesday, July 23, 2019

Técnicas de Ilustração: Tinta Acrílica

Quando analisamos o trabalho de vários artistas, podemos observar que, ainda que tenham escolhido o mesmo tema, cada um interpreta do seu próprio jeito.
Como já comentei aqui, durante a oficina que participei em Sármede, cidade da ilustração na Itália, cada ilustrador produziu uma ilustração completamente diferente, ainda que o tema fosse o mesmo para todos. É maravilhoso observar como cada ilustrador tem o seu próprio jeitinho de segurar o lápis e/ou pincel. Os traços e pinceladas de cada ilustrador são feitos de maneira diferente e cada artista tem a sua própria maneira de combinar técnicas para obter um resultado que lhe é único.
Nas minhas ilustrações, por exemplo, sempre faço uma combinação de várias técnicas. Isso, com o tempo, pode até vir a se tornar marca registrada do artista.
Também é muito interessante observar como cada artista tem sua preferência por uma técnica. Há aqueles que amam a aquarela e outros que preferem o acrílico. Há os que só trabalham com ilustração digital e outros que preferem os lápis de cor. Preferências à parte, o fato é que essa variedade de técnicas só vem a enriquecer o mundo da ilustração.
Desenho em grafite
Há muitas técnicas artísticas que podem ser utilizadas pelo ilustrador voltado à literatura infantil. Entre elas, posso citar os lápis de cor, lápis de cor aquareláveis, acrílico, aquarela, colagem, aerógrafo (esse substituído pelo computador por muitos artistas), grafite, carvão, colagem, gravura em geral (metal, madeira e linóleo), gouache, nanquim, recortes de papel, além ainda de técnicas menos convencionais, como tecido, bordado, massinha de modelar…
Como vocês já devem saber, o acrílico é a minha técnica preferida. É uma tinta muito versátil, que seca rapidamente e permite uma variedade grande de efeitos. Com muito água fica parecida com a aquarela e muito espessa permite maravilhosas texturas. À base d’água, o acrílico é relativamente fácil de corrigir numa ilustração. Porém, uma vez seco, fica bem difícil de limpar. Tenho várias roupas com marcas de tintas. Também estraga muito os pincéis se não forem bem lavados. O acrílico pode ser usado com pincéis de cerdas naturais e sintéticos. Eu utilizo ambos, cada tipo para dar um efeito diferente. A tinta acrílica pode ser utilizada sobre várias superfícies, como papel, papelão, plástico, metal, etc.
Algumas marcas de tinta são mais brilhantes, mas eu prefiro as mais foscas para minhas ilustrações. Como secam muito rápido, existem retardadores de secagem que podem ser usados. Como eu moro numa cidade não muito quente, embora de tempo úmido, não costumo utilizar o retardador. Pelo contrário, às vezes uso o secador de cabelos para agilizar o meu trabalho.



Ilustração em Acrílico
Dependendo do papel que se utiliza, o acrílico pode enfatizar a textura e dar um acabamento peculiar às ilustrações. Eu gosto de usar papéis de gramatura bem alta e com texturas.
Para misturar as tintas, não há segredo. A tinta acrílica se mistura de modo homogêneo rapidamente e, se necessário, basta acrescentar uns pinguinhos de água. Para isso, você pode usar um prato de porcelana, bandejas de isopor ou pratos descartáveis. Os pratinhos, embora não muito ecológicos, são muito práticos devido ao fato de não precisar ficar lavando o tempo todo e são muito utilizados por ilustradores.
Embora seja possível misturar a tinta acrílica com alguns tipos de pasta, gel, entre outros ‘auxiliares’, eu raramente os utilizo em ilustrações.
Houve um tempo em que se dizia que havia um jeito ‘certo’ de utilizar a tinta acrílica. Quando eu estudei Pintura na Accademia di Belle Arti di Venezia, havia professores que desprezavam a tinta acrílica em favor do óleo e outros que diziam que o acrílico tinha que ser dissolvido em muita água antes de ser utilizado. Atualmente acredita-se que o potencial do acrílico não tenha sido totalmente explorado.
Concluindo, aquilo que hoje parece errado, amanhã pode ter sido aceito como mais uma nova maneira de produzir arte.

No comments:

Post a Comment

Deixe seu comentário!