Muitos artistas usam lápis de cor, aquarela e acrílico para ilustrar. Eu gosto muito da tinta acrílica, porque é muito versátil e seca rapidamente, o que me permite dar continuidade ao trabalho sem precisar esperar muito.
Podem ser usadas de várias maneiras, bem fluidas ou bem espessas, dependendo do efeito que eu desejo dar na ilustração. As cores são vibrantes e tem muita variedade.
Quanto às marcas, tem muita opção, principalmente as importadas. Embora um tubinho de tinta acrílica pareça um pouco cara de início, dura tanto tempo que compensa o investimento.
Uma das características que mais aprecio no acrílico é que, como seca rápido, eu posso fazer modificações imediatamente, principalmente se errei ou o resultado do que fiz não ficou do meu agrado.
Eu uso tintas de várias marcas. Já testei tintas acrílicas fabricadas em vários países e, não é porque estudei na Itália, mas gosto bastante das tintas italianas. Não são tão famosas quanto de outros países, e não se encontram tão facilmente aqui no Brasil, mas duram muito tempo, tem boa cobertura e apresentam uma boa pigmentação.
O acrílico é solúvel em água, mas depois que seca, é muito resistente e, se você (como eu) se suja enquanto pinta, use roupas antigas ou então já manchadas. Tenho várias roupas com marcas de tinta, inclusive meias (não sei como isso foi acontecer…).
Há tintas acrílicas de diferentes consistências no mercado, e é importante testar para ver o que você mais gosta. Eu gosto muito da tinta Maimeri Polycolor. Embora não seja a top de linha deles, tem uma qualidade incrível. A top de linha da Maimeri é a Brera, que eu também tenho, mas uso menos, porque a Polycolor vem em potinhos de vidro que são muito práticos.
PINCÉIS PARA ACRÍLICO
Com o tempo, a tinta acrílica danifica um pouco os pinceís, então cerdas naturais macias não são uma boa opção. Eu sou fã dos sintéticos e compro sempre pincéis com cerdas desse tipo. Uma exceção são os pincéis amarelos que utilizo, comprados em papelarias, lojas de tintas de parede e até supermercados, que são de pelo de porco. Tem excelente custo, as cerdas não soltam e duram bastante tempo. Com eles faço efeitos que me agradam muito. Desse tipo, ainda não encontrei rivais importados. São bons e baratos.
Embora existam vários formatos de cerdas, eu gosto mais dos pincéis chatos (flat). São meus preferidos.
MISTURA DE TINTA
Costumo misturar a tinta antes de aplicar na superfície (papel ou tela), mas faço alguns efeitos após seca também. A escolha das cores depende do que o cliente me pede pra fazer ou da sensação que quero dar na cena. Alguns autores me pedem: “faça bem colorido”, e costumo seguir a orientação deles.
A tinta acrílica seca muito rápido, então eu evito colocar na paleta uma quantidade de cor muito grande, pois pode secar e tendo a evitar desperdício. Existem alternativas para evitar isso, como borrifar água sobre a paleta ou fazer o que chamam de ‘paleta úmida’, mas prefiro trabalhar com uma cor de cada vez, pois acho que facilita o meu processo. Se o tempo está quente, eu adiciono um pingo de água na tinta que está sobre minha paleta para manter úmida por mais tempo.
Eu armazeno minhas tintas em caixas de plástico e os tubos em uma gaveta com um suporte para temperos, longe do sol e do calor, que fazem a tinta secar mais rápido dentro da embalagem.
PAPEL PARA ACRÍLICO
Existem papéis específico para acrílico no mercado, mas uso bastante papéis de alta gramatura ou papéis para aquarela. Conheço ilustradores que usam outros tipos de superfície e até papéis de cartazes. O importante é que a superfície do papel não fique ondulada.
Para finalizar, deixo uma relação das marcas que já testei e algumas considerações que são fruto da minha experiência com ilustração infantil.
Maimeiri Polycolor – boa cobertura, opaca, não muito brilhante, boa pigmentação, dura muito tempo
Maimeri Brera – boa cobertura, opaca, não muito brilhante, boa pigmentação, dura muito tempo, preço mais alto
Pebeo – já testei dois tipos: Studio e Extra Fine
Pebeo Studio – boa durabilidade, transparentes, superfície final ‘plástica’, menor pigmentação, custo um pouco menor por ser destinada a estudantes. Para as técnicas que utilizo, não consegui bom resultado.
Pebeo Extra Fine – excelente cobertura, opaca, boa pigmentação, durabilidade razoável, pois algumas secaram nos tubinhos antes que eu usasse a tinta toda.
Liquitex
Liquitex Basics – voltada para estudantes, é bem transparente, a superfície final é ‘plástica’, tem menor pigmentação, e menor custo. Também não uso mais para minhas ilustrações.
Liquitex Heavy Body – excelente cobertura, opaca, boa pigmentação, boa durabilidade
Daler Rowney
System 3 – A tinta acrílica tem boa cobertura e boa pigmentação
Cryla – Também da Daler Rowney, comprei dessa tinta Cryla enquanto morava na Suécia. Tem excelente cobertura, é espessa, boa pigmentação, mas em poucos meses mudaram a consistência dentro da embalagem e acabei perdendo uma porção de tubinhos com bastante tinta ainda, infelizmente.
Winsor & Newton Artist Acrylic – Muito boa pigmentação, cobertura e durabilidade.
LeFranc & Bourgeois Acrílico para Artistas – De bom custo x benefício, tem também boa cobertura, boa pigmentação e tem uma consistência não tão espessa. Duram bastante e tem uma boa variedade de cores. As que eu tenho vem em tubos de metal.
Ferrario – Artist Acrilic – dessa marca, só tenho esse tubinho e uso bem pouco. Mas tem boa cobertura e durabilidade.
Enfim, recomendo que você teste as tintas antes de adquirir uma grande quantidade de cores, pois podem ter características que você não gosta. Ressalto que o que falei aqui é com base em minha experiência e pode ser que outros artistas, usando outras técnicas, ou até em outras condições climáticas, tenham opiniões diferentes. Bom final de semana!
No comments:
Post a Comment
Deixe seu comentário!